quarta-feira, 22 de julho de 2009
Octopus in Love
Até os bichinhos gostam.
domingo, 19 de julho de 2009
Sobreiro
Classificação Cientifica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Fagales
Família: Fagaceae
Género: Quercus
Secção: Cerris
Espécie: Q. suber
O SOBREIRO
Faz parte da paisagem do sul. Árvore grande e de boa sombra para refrescar os calores de Verão, o sobreiro é uma fonte de riqueza e uma referência no espaço da charneca.
De nove em nove anos repete-se o ritual, numa sequência que não é eterna mas dura muito mais do que a vida de qualquer tirador.
É de Maio a Agosto que se tira, e é bom que tenha chovido bem na Primavera e venha o Verão quente sem ser abrasador. Sendo assim, sairão melhor as pranchas de cortiça.
Hoje já não é assim, porque são outras as facilidades de transportes e maiores as facilidades da vida. Mas mantém-se o ritual de volta ao mesmo sobreiro de nove em nove anos.
Save Miguel
"O actor norte-americano, Rob Schneider, quis ter uma causa para defender. E nada mais importante do que salvar a cortiça. Bestial, não achas?"
Clip sobre a causa... ouvir alguém do outro lado do Atlântico dizer a palavra "Portugal" faz sentir um arrepiozinho.
"É que agora querem substituir as rolhas de cortiça pelo plástico. Acontece que os sobreiros são muito importantes para a biodiversidade ambiental. Além de produzirem oxigénio, a sua estrutura celular retém o dióxido de carbono, o principal responsável pelo aquecimento global do planeta. Decidimos dar o nome Miguel ao sobreiro porque é o segundo nome mais comum em Portugal. O primeiro é José, que podia ser confundido com a língua espanhola. Por isso, é preciso salvar o Miguel. É tão fácil! Se tu, no papel de pai, fores comprar vinho, não compres garrafas sem rolha de cortiça e... não deixes de informar os teus filhos! Sobre a cortiça e sobre o vinho. Já dizia o velho ditado quem se preocupa com os seus netos, planta um sobreiro . Vá la! Vamos ajudar o Miguel..."











